Sunday, October 14, 2007

 

A ERMIDA de SANTANA

Tenho de pesquisar um dia quem edificou a ermida e em que ano... Em Serpa há mais umas três com o mesmo modelo - S. Pedro (perto da piscina), S. Sebastião (ou Santo Martir) logo à entrada ao pé dos silos, e uma outra perto do hospital que não recordo o nome...
A ermida de Santana (chegou a ser freguesia de Santana no século XVIII) tinha cerca de 1 hectare de terra que o meu avô materno José Francisco Salgueiro ou José Aleixo como era conhecido tratava... tratava também da igreja (tinha a chave), e pagava uma pequena mensalidade ao padre. A familia do meu avô foi para Santana no início do século XX, tinha o meu avô 7 meses (era o benjamim da familia) e ficou no monte depois dos meus bisavós terem falecido.
Em troca de vigilância ao olival que ficava do outro lado da estrada N262, o meu avô recebeu por empréstimo um pedaço de terra (uns 2 hectares) junto ao barranco de Santana e cultivou aí o que precisava para a subsistência.
A horta que pegava com Santana foi alugada pela familia de Nicolau Breyner e o primeiro trabalho do meu pai (ele não gosta muito de falar nisso) foi levar o então menino Nicolau à escola... foi nessa altura que o meu pai conheceu a minha mãe... e foi em Santana que eu nasci!
CM

Comments:
passei p desejar bom resto de semana. abraço
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?